Make your own free website on Tripod.com

A Grécia


No livro Vito Grandam, de Ziraldo, um dos  personagens principais gosta muito de esporte radical, asa-delta e o outro jogava basquete e adorava leitura.Como os personagens gostam de esportes ou de leitura, resolvemos falar um pouco mais sobre eles.Os esportes começaram na Grécia em 776 a. C., com a primeira Olimpíada, nela existia apenas um esporte (a corrida), hoje em dia são praticados mais de 20 esportes, além disso a Grécia é o berço da literatura na qual autores buscaram inspiração para escreverem obras clássicas lidas até hoje. Antes de iniciarmos o trabalho propriamente dito, é interessante fazermos um histórico sobre a Grécia.

A Grécia localiza-se no sudeste da Europa, na bacia oriental do mar Mediterraneo, entre os mares Egeu e Jônio e faz divisa com a Albânia, a Macedônia, a Bulgária e a Turquia.Sua capital é Atenas, que é muito conhecida por seus deuses e historiadores. 
Em sua história, a Grécia esteve sob o domínio de vários povos, entre eles se destaca os Turcos Otomanos, que a dominou do século XIV a 1.828. 
A Grécia conquistou sua independência após uma guerra que começou em 1.821. Nessa guerra os gregos derrotaram os Turcos no Peloponeso, na Rumélias e em muitas ilhas do mar Egeu. Mas os Turcos não aceitavam a independência grega e fizeram muitos ataques, sendo derrotados em todos.

 

 Em 1.825 os Turcos e os egípicios se juntaram e atacaram a Grécia no Peloponeso e ao norte. Mas eles não puderam derrotar os gregos, nem acabar com a evolução
 

A Derrota do Gregos em Missolonghi em 1.826, durante a sua guerra da independência.

 

Em 1.827, a França, a Grã-Betanha e a Rússia tentaram estabelecer um acordo para acabar com a guerra e fazer da Grécia uma parte autônoma do Império Otomano, mas os Turcos recusaram o acordo e as três nações se juntaram e destruíram a frota turco-egípicia. A Rússia declarou guerra aos Turcos em 1.821, e os Turcos deixaram a Grécia a fim de lutar com os Rússos. Os egípicios retiraram-se em 1.829, e a Grécia tornou-se livre. 
Num acordo chamado Protocolo de Londres de 1.830, as três nações européias reconheceram a independência completa da Grécia e comprometeram-se a protege-la. Em 1.832, as três nações nomearam um príncipe, Oto, como o primeiro rei da Grécia. 
Quase catorze séculos se passaram entre a destruição dos palácios cretenses e o início da dominação macedônica, que marcou o ponto final da independência das cidades-estados gregas. 

A cultura herdada pelo ociente também incluiu a litertura que foi buscar nos antigos autores gregos a maior parte dos modelos que serviram de base para seu desenvolvimento. A prosa e a poesia modernas continuam a inspirar-se nas grandes obras criadas na Grécia Antiga.


  deuses - literatura - apogeu da filosofia

[ Voltar para página inicial de locais ]