Make your own free website on Tripod.com

 

Na litertura se destacaram dois poemas, a Ilíada e a Odisséia, atribuídos ao poeta grego Homero. A Ilíada narra a guerra realizada pelos gregos contra Tróia, na Ásia Menor. A Odisséia descreve as aventuras de Ulisses ao tentar regressar, depois da guerra de Tróia, a sua ilha natal de Ítaca, para se reunir à mulher e ao filho. 
A poesia grega é conhecida por duas modalidades: a épica e a lírica. 
A poesia épica tratava dos grandes feitos dos deuses, dos homens e dos heróis. As obras de Homero e pelo menos uma das de Hesíodo- a Teogonia - são considerados poemas épicos. 
A poesia Lírica recebeu esse nome porque era recitada sempre ao som da lira, um instrumento musical muito usado pelos gregos. Entre os tipos de poesia Lírica mais comuns estavam as odes, os coros, os hinos e as canções, e os poetas líricos mais populares foram Terpandro, Tirteu e Píndaro. 

 Apresentação de poesia em palácio micênico.

 

Em toda a  história grega, o costume de declamar versos foi muito apreciado, nas apresentações sempre acompanhadas de música. Nos banquetes, os recitativos eram comuns; os autores também costumavam recitar seus versos nos jogos e nos festivais para divulgá-los.

 

Homero

 

A palavra tinha grande poder na Grécia e a democracia grega favoreceu a eloqüência, a arte de falar bem. Os sofistas preparavam seus discípulos para subir ao poder utilizando a argumentação e foram os responsáveis pelos fundamentos da gramática grega, fazendo do dialeto falado em Atenas a língua literaria de toda a Grécia. 
Péricles e Demóstenes foram os maiores oradores gregos.As obras escritas, copiadas em rolos de papiros ou de pergaminho, foram importantes instrumentos de difusão da cultura. Seu preço não era excessivamente alto; no tempo de Sócrates, era possivel comprá-las por somas rasoáveis. 
A primeira biblioteca de Atenas pertenceu a Pisístrato, e o primeiro cidadão a possuir uma biblioteca particular foi Eurípides

.  Séculos mais tarde, durante o Período Helenístico, surgiram bibliotecas colossais, como a de Pérgamo, com 400 mil obras, e a de Alexandria, no Egito, que contava com mais de meio milhão de volumes.
  Outras imagens interessantes sobre o cotidiano dos gregos    

 
Os meninos gregos se faziam acompanhar da lira, enquanto cantavam poemas.

 

 
O mestre presta atenção na literatura do menino.

 

 

 
Os meninos passavam metade do dia no ginásio.

 

 
Escrevia-se numa tábua de cera. 
Aqui o mestre corrige a escrita do menino.

 

  Odisséia - uma cena      

Para não sucumbir à sedução das sereias, Ulisses manda os marinheiros tamparem os ouvidos com cera e se faz amarrar ao mastro do navio.

 

  deuses - Grécia - apogeu da filosofia

 

 Fonte: Enciclopédia Delta Universal    volumes: 7 e 8     Páginas: 3819-3826, 4061
            Coleção Desafios "Visita à Grécia Antiga"          Páginas: 56-58, 68-69
            Os Gregos                                                          Páginas: 46-47, 50-51