Make your own free website on Tripod.com

Vito Grandam - personagens

NARRADOR - é um adolescente vivendo seus dezessete anos . É todo desengoçado : tem ombros largos , pernas e braços longos e um metro e noventa de altura . Quer ser escritor e decide isto dentro de um fundo buraco no meio da floresta . É apaixonado por Glória , sua professora de inglês . Sonha em viajar pelos quatro cantos do mundo e mora com seu pai . Durante a adolescência , vai descobrindo os sentimentos próprios de sua idade .

VITO GRANDAM - seu nome real é Victor. Foi ele mesmo quem escolheu o pseudônimo que o tornaria famoso e fez, em serigrafia, a sua camiseta. Tem entre vinte e vinte e um anos. É o irmão caçula da mãe do narrador, sendo portanto seu tio. Adora voar de asa delta e outras coisa parecidas. Não cresce fisicamente, é o mais baixinho da família. Apesar de sua estatura, é um ótimo jogador de basquete e também já foi um bom nadador. Durante a narrativa, tem um pequeno acidente com um de seus vôos e vai parar no alto de uma árvore.

GLÓRIA - é a professora de inglês do narrador . De acordo com ele , ela não é alta nem baixa , tem a pele clara , cabelos de tonalidade que varia entre o castanho escuro e o louro e que não são bem cuidados , testa perfeita , sobrancelhas escuras , olhos azuis , nariz pequeno e reto , boca bonita . Sua bondade e doçura se resumem no olhar . É , além de professora , grande amiga do narrador , por quem é muito admirada .

CENTO E DOZE - bombeiro que tirou o narrador do buraco onde se encontrava . É quase tão jovem como o narrador , tem pouca experiência . Com cara de menino , é atrapalhado , amigo e bondoso , além de muito bem equipado.

PAI DO NARRADOR - é a cara do filho , com quem mora , e se diverte adivinhando o que ele tem para perguntar . É separado da mulher e vive viajando por causa do trabalho . No meio da história , ele se casa com Glória , o grande amor de seu filho , até aquele momento .

BÁRBARA - amiga de tia do narrador , se tornou a namorada de Vito . Tem o rosto perfeito , igual ao o da ninfa do quadro  " A primavera " que se encontra nas páginas do álbum de Botticelli , no banquinho do banheiro. É miudinha , luminosa , dos olhos cerrados , que com sua beleza encanta o narrador e o faz esquecer de Glória.

FONTE- livro Vito Grandam - Ziraldo

 

Clique aqui para voltar à página de introdução dos personagens