Make your own free website on Tripod.com

 ADOLESCÊNCIA

Adolescência - é o período de crescimento que geralmente começa pouco antes dos 13 anos , estendendo-se às vezes além dos 19.
O adolescente tem muitas experiências novas enquanto explora o mundo à sua volta. Para a maioria dos jovens os anos da adolescência são felizes , emocionantes e despreocupados. O adolescente , porém, enfrenta alguns problemas sérios ao passar da infância para a idade adulta.
O adolescente passa por outras grandes mudanças que igualmente o confundem. As mudanças físicas às vezes o perturbam emocionalmente. Intelectualmente , começa a contestar as idéias que anteriormente recebia sem dicussão dos pais e da sociedade. Procura respostas.
O adolescente também luta para obter a independência , a liberdade  a responsabilidade do adulto. Em geral , isso o leva a conflitos com os pais e consigo mesmo.
 
 

Na adolescência, os jovens começam a pensar no seu próprio estilo de vida.

 

 Problemas da adolescência : Quando se tenta formar um quadro claro dos problemas da adolescência , não se deve esquecer da diferença que há entre o adolescente-problema e os problemas da adolescência. Ele sofre muitas pressões , exigências e restições durante esta fase. Tanto a sociedade como os pais provocam estas experiências , que podem ser boas ou más.

Crescimento físico : O crescimento físico tem um efeito importante no desenvolvimento do adolescente . Ele afeta praticamente todo o corpo . Transforma o menino num homem , e a menina numa mulher . Mudanças nas glândulas fazem crescer pêlos em várias partes do corpo . Os meninos desenvolvem os músculos e a estrutura corporal de homens adultos , o que não aconteceu com Vito Grandam , o personagem título da história . Suas vozes também mudam .
As meninas também passam por mudanças físicas visíveis . Suas formas , geralmente não muito diferentes das dos meninos , tornam-se arredondadas , adquirindo características femininas .
Para o adolescente , o seu corpo se torna importante por ser um sinal visível de que , pelo menos num aspecto , ele é um adulto . Passa a utilizar seu desenvolvimento físico para formar uma idéia de si mesmo .

Adaptação social : Os interesses e necessidades do adolescente mudam como resultado do crescimento físico . Essas mudanças tem uma influência considerável no seu programa social , e costumam causar muita ansiedade e conflito . Na pré-adolescência , a criança geralmente não mostra preferência pelo sexo oposto . O adolescente , no entanto , começa a manifestar um forte interesse nesse sentido . Ao mesmo tempo , o adolescente sente uma necessidade crescente de independência , de noção da própria indentidade e de amor .
 
 

FONTE- enciclopédia Delta Universal - Volume I - Pág. 76-77-78 
Durante a adolescência os jovens passam a sentir uma atração maior pelo sexo oposto.

Clique aqui para voltar à página de introdução dos personagens