Make your own free website on Tripod.com

LENDA DE ÍCARO

"Bem no centro da asa, misturada aos galhos, e folhas, a silhueta negra do corpo do meu tio, os braços abertos como um Ícaro..."                                                                                                                    (Vito Grandam, Ziraldo, pág. 123)
Essa é a fala em que o narrador faz uma comparação de Vito com Ícaro. Dessa fala surgiu o interesse de saber mais sobre a Lenda de Ícaro.

ÍCARO  

Na mitologia grega, Ícaro, filho de Dédalo e de uma escrava de Minos, chamada Neucrata. Com seu pai, fugiu do labirinto onde Minos os havia aprisionados. Querendo fugir do Minotauro, seu pai lhe fez asas de penas e cera. 
Antes de levantar vôo, o pai recomendou-lhe que mantivesse em altitude média, nem muito alto (perto do Sol, cujo calor derreteria a cera), nem muito baixo (perto do mar, cuja umidade tornaria as asas pesadas). Entretanto, no entusiasmo de poder voar, o jovem esqueceu os conselhos do pai e elevou-se tanto nos ares que perdeu as asas, precipitando-se no mar. Todo aquele que desejando subir muito, se vê depois vítima de sua ambição. 
Detalhe: Na realidade, as aves que voam muito alto passam por problemas bem diferentes-frio, ar rarefeito e falta de oxigênio. 
 

 

 Ícaro

 

O sonho de Ícaro.    

Conheça também: Minotauro - Minos - Dédalo - Labirinto - Grécia - Fontes

[ Voltar para introdução ]