Make your own free website on Tripod.com

  O voleibol é um esporte jogado entre duas equipes numa quadra dividida por uma rede. Existem diferentes sistemas específicos desse jogo.Conforme as circunstâncias, aplicam-se diferentes sistemas ao jogo, cabendo aos participantes escolher a melhor forma de executá-los.

O objetivo do jogo é fazer a bola cair no campo do adversário, enviando-a por cima da rede e impedir que isto aconteça no seu próprio campo. Cada equipe dispõem de três toques para devolvê-la à quadra adversária ( além do toque no bloqueio).

A bola é colocada em jogo com um saque o jogador golpeia a bola enviando-a por cima da rede para a advrsária. A bola continua em jogo até que caia dentro da quadra, vá para "fora" ou a equipe não devolva corretamente para quadra oposta.

Somente a equipe que sacou pode marcar um ponto ( exceto no set decisivo ). quando a equipe que recebeu o saque ganha um rally, obtém o direito de sacar ( no set decisivo também marca um ponto) e seus jogadores mudam de posição , efetuando um movimento de rotação sempre no sentido dos ponteiros do relógio.     
 
 

 
 

No ano de 1999, o vôlei teve algumas alterações no seu regulamento, essas mudanças abrangeram tais áreas:  

A PARTIDA:  
A partida é vencida pela equipe que ganhar três sets. Havendo empate (dois a dois), será jogado um set decisivo para desempatar o jogo (5º set).  
Cada set é disputado utilizando-se o sistema de "ponto por rally". 

O SET: 
Os quatro primeiros sets são de 25 pontos e o set decisivo (5º) será de 15 pontos. Em cada set a 

 

 equipe vence com a diferença de dois pontos. Não há limite de pontos em qualquer set.
Exemplo: do 1º ao 4º set = 25 X 23; 26 X 24; 27 X 25 etc.
               no 5º set = 15 X 13; 16 X 14; 17 X 15 etc.

TEMPOS:
Dois tempos técnicos e um tempo de descanso para cada equipe, nos quatro primeiros sets. No set decisivo (5º), não há tempo técnico, e cada equipe tem dois tempos de descanso.

DURAÇÃO DOS TEMPOS TÉCNICOS E DE DESCANSO:
A duração do tempo técnicos é de um minuto e a do tempo de descanso é de 30 segundos.

NOS QUATRO PRIMEIROS SETS:
Os tempos técnicos são realizados automaticamente, quando uma das equpes atingir o 8º e o 16º pontos.

SUBSTITUIÇÕES:
Como a regra atual.

INTERVALO ENTRE SETS:
Os intervalos entre os sets são de 3 minutos, de acordo com a regra atual.

REGRA ESPECIAL SOBRE TÉCNICOS NO BANCO:
Os técnicos podem dar instruções de pé, andando pela zona livre em frente ao banco da sua equipe, até a área de aquecimento, sem pertubar ou retardar o jogo.

LÍBERO:
Cada equipe tem a opção de registrar um jogador especializado em defesa, o líbero, entre os doze de sua relação para cada jogo. Durante o jogo esse jogador, poderá atuar apenas como líbero. O líbero deve ser indicado na súmula antes do jogo e após seu nome deve constar a letra "L". O número do líbero deve ser também adicionado na ordem de saque do 1º set.

REGRAS ESPECÍFICAS PARA O LÍBERO:
-Pode atuar como um jogador de defesa e não é permitido completar um ataque de qualquer lugar da quadra (incluindo a quadra de jogo e zona livre) se, nomomento do contato, a bola estiver acima da altura da rede.
-Não pode sacar, bloquerar, ou tentar bloquear.
-Uma bola vinda de um passe de toque feito por um líbero na zona de ataque ou em sua extensão, não pode ser atacada acima do bordo superior da rede. Se o líbero realizar a mesma ação na zona de defesa, a bola poderá ser atacada livremente.
-Deverá usar uma camisa de jogo de cor diferente contrastando com os demais membros da equipe.
-Substituições envolvendo o líbero não são contadas como regulares e são ilimitadas, devendo ocorrer um rally entre elas. O líbero não pode fazer parte de uma substituição normal, e apenas pode deixar ou entrar na quadra de jogo quando a bola não estiver em jogo e antes do apito autorizando o saque (ou até antes do início do set).
-Nas substituições envolvendo o líbero, os jogadores devem entrar ou sair da quadra pela linha lateral, em frente ao banco da sua equipe, entre a linha de ataque e a linha de fundo.
 
  História do Vôlei - introdução - Área de Jogo ( quadra )