Make your own free website on Tripod.com
Vito Grandam: Atletismo- Salto

No livro Vito Grandam, o personagem narrador conta diversas histórias sobre sua infância e diz que adora escrever, mas todos acham que deveria jogar basquete porque era bastante alto.
Vito Grandam, tio do narrador, adora esportes e é apaixonado por asa-delta.
Numa das aventuras, tio Vito caiu da asa-delta no meio de uma floresta.
O personagem (narrador) quando vai procurar o tio, cai num buraco. Segundo ele mesmo,
''Sei por que essas coisas me acontecem.Há  pouco mais de três anos meus braços e minhas pernas eram duas vezes menores do que são hoje. Meu corpo ficou desse tamanho e nem dei pela coisa. Toda noite, nos meus sonhos, era aquela sensação de estar voando, e meu pai dizia:'' você está crescendo''
''Está bem. Só que não precisava ser tão depressa. Meu cérebro não registrou ainda os tamanhos novos dos meus braços e das minhas pernas. Vou pegar uma coisa com a ponta dos dedos, bato com o punho nela; vou me sentar num banco, caio de costas; vou pular uma vala de um metro de largura, vôo dois metros a mais. Acho que vou ser escritor...'' ( p.10 e 11  )
Se o narrador sentiu dificuldade para pular uma vala, nós atletas da escola São Paulo, também adolescentes, vamos tentar superar os obstáculos e transformações próprias da adolescência e bater recordes, nas modalidades: vôlei, basquete, atletismo... Salto em distância: entre a pista de impulso( com 40 m de comprimento) e a caixa de areia onde o atleta deve cair, fica a linha limite di salto. A caixa de areia tem pelo menos 10 m de comprimento e 2,75 m de largura. 

   (pág. 99)

 Salto triplo: a linha limite do salto fica pelo menos 13 m da caixa de areia, cuja as medidas são as mesmas utilizadas no salto em distância. Salto em altura :a pista em forma de leque, com obstáculos na parte mais estreita. Deve permitir uma corrida de pelo menos 15 m. O salto com passagem de costas é  pelo sarrafo exige uma corrida de cerca de 25m.

 (pág. 99)
  Salto com vara: do término da pista ( que deve ter ao menos 40 m), está enterrada uma caixa de apoio de forma trapezoidal, de madeira ou metal, onde o atleta apóia a ponta da vara. Como no salto em altura, a queda é amortecida por um acolchoado. (pág. 96)    
Salto com barreiras:  as corridas com barreiras podem atingir até 3.000 metros, e o atleta precisa de alguns metros livres para poder pegar velocidade.   ( pág. 98)

Curiosidades:  O estádio de atletismo:

A pista: Pode ter o fundo permeável ou impermeável, indiferentemente. São permeáveis, isto é, absorve a água, as pistas de terra, saibro ou gramado. São impermeáveis as construídas a base de substâncias químicas, como o tartan, o rekortan, o rubkor e o bitumvelox. Em geral, as pistas impermeáveis permitem melhor desempenho atlético.
Exigem porém um treinamento específico, já que a batida do pé sobre o piso é mais dura. A pista está dividida em raias, cuja largura varia entre 1,22 m e 1,27 m, delimitadas por faixas brancas de 5 cm. A linha de chegada e perpendicular à margem interna da pista. Para as provas masculinas de 110 m com barreiras, os obstáculos tem 106 cm de altura; para os 400m ( também prova masculina), tem 91,4 cm. Para as provas femininas de 100 m, tem 84 cm. Em geral, os obstáculos são feitos de metal e a travessa superior é feita de madeira.
Na corrida de 3000 m com barreiras , o obstáculo tem que ser saltado 28 vezes e é constituído de uma barra que fica entre 91,1 cm e 91,7 cm do solo; sua largura mínima é de 3,96 m.
O fosso cheio de água, que fica logo em seguida do obstáculo, tem boca quadrada, com 3, 66 m de lado, e 70 cm de profundidade na parte mais próxima à barreira, alcançando gradualmente o nível do terreno à medida em que se afasta dela.
 
 

(pág.97)

 o campo: Tem áreas específicas delimitadas para as várias modalidades.
(fonte:Enciclopédia CONHECER 2000/Ciências/O corpo humano* Esportes*Ecologia.nº4)
 
[ Voltar para página inicial de esportes ]