Make your own free website on Tripod.com

 Teatro

Pode-se contar um história por escrito ou representando.Os atores de uma peça geralmente representam e falam ; obras
desse tipo são representadas em teatros.
Os primeiros teatros que conhecemos foram construídos pelos antigos gregos.Contruídos ao ar livre, os assentos eram dispostos numa colina inclinada e o palco era apenas um relvado.
Os teatros gregos não começaram com atores, e sim com números de canto e dança em honra dos Deuses .Executados por coros, esses cantos continham diversos episódios da história dos Deuses.
Os membros dos coros acabaram por representar as histórias que cantavam.
Foi o início do teatro.Mais tarde compuseram cómedias ou tragédias. Durante séculos não houve teatro na Europa.
Na Idade Média , o teatro suscitou interesse renovado. Representavam-se peças profonas a que o povo gostava muito.
O teatro moderno teve suas origens na França, na Itália e na Inglaterra.
A populariedade do teatro provocou o nascimento de teatros ambulantes. Teatro\ Sua arquitetura Moderna. Todo teatro compõe -se de três partes
básicas ( palco, platéia, áreas de serviço ).

   

Teatro ambulante. Faz apresentações a o  ar livre e em diversos lugares.

 

O teatro medieval floresceu do séc. x até o 16 mas pouco foi desaparecendo em virtude das lutas religiosas provocadas pela Reforma.

Platéia - onde o público assiste à apresentação. Uma platéia bem projetada deve permitir que todos vejam e ouçam o que acontece no palco sem dificuldade. Ter um espaço entre as cadeiras é aconselhavel. O tamanho pode variar de teatro para teatro tendo também espaço entre a platéia e o palco.

Palco - Os palcos de hoje em dia são construidos em três tipos básicos, palco italiano, palco semi - arena e palco de arena.

Palco italiano - é o palco que os espectadores assistem a apresentação só pela frente. Este palco tem uma cortina que é fechada para mudança de cenário, tempo ou final da apresentação. Normalmente o espaço entre a platéia e o palco é maior que o do palco de arena.

Palco de arena - é um circulo situado no centro da platéia que o público senta em arquibancadas ao redor. Em geral os teatros de arena são maiores e o público apresenta uma relação mais estreita. Os espectadores ficam suficientemente próximos do palco para verem as nuanças das expresões e gestos feitos pelos atores. O palco de arena permite cenários limitados.

Palco semi - arena - em geral é constituído de uma plataforma que avança pela platéia. O palco semi - arena aproxima o espectador do ator. Como a platéia circula parcialmente o palco de semi - arena, o cenário deve conter menos elementos. Em geral não há cortinas.

 

Foto de um teatro semi- arena

Area de serviço - em um teatro bem equipado, as áreas de serviço incluem oficinas para construção de cenários. A maioria dos teatros, porém, não possuem equipamento para construir cenários. Teatro\cenografia

A cenografia tem dois objetivos básicos - contribuir para a conpreensão da peça por parte do público e criar através de materiais e efeitos cênicos, o ambiente e a atmosfera básicos da peça.
O cenógrafo - começa seu trabalho estudando a peça como um todo. Deve considerar o número, o tamanho e os tipos de cenários necessários. A partir desse momento, o cenógrafo começa a desenhar as peliminares para descuti-las com os diretores. Chegando a solução final, desenho os cenários em perspectiva e em plata baixa. Teatro\iluminação e sonosplatia

A iluminação - desempenha um papel muito importante na criação da atmosfera cênica. Muitas vezes a iluminação de um espetáculo é concebida pelo próprio diretor ou pelo cenógrafo. O iluminador estuda a peça, anota os efeitos de luz que concidera necessárias e discutios com o diretor e o cenógrafo. Geralmente ele só começa a trabalhar com o cenário. Teatro\os figurinos e a maquilagem

Os figurinos - Têm as mesmas funções básicas dos cénarios dos cénarios. Ajudam  A compreensão por parte do público e expresam a atmosfera dominante da peça e das varias cenas. Os figurinos ajudam indentificar a época , o local em que se passa ação e a determinar ambientes espeíificos ,como, por exemplo,o campo.

A maquilagem - é muito importante para a caracterizaçãodos personagems. Um rosto pode indicar a idade , o estado de saúde , a ocupação e a personalidade básica de um personagem . A maquilagem também serve para restaurar a cor  e a forma do rosto sob a luz forte dos refletrores.
   

  

Corte e plano do teatro Nacional de la Colline, em Paris.       

Tipos de teatro: itáliano, teatro grego ao ar livre, teatro moderno, teatro chinês, teatro fluvial, teatro japonês, teatro de marionetes, teatro chinês de personagem única, teatro de feira e teatro de fantoches.      

    

Uma das cenas da reprsentação da peça de Júlio César, de William Shakespeare, em 1965.

 

As representações teatrais na Grécia antiga.

[ Voltar para página inicial ]      

 

Bibliografia ENCICLOPÉDIA  DELTA UNIVERSAL REVISTA TERRA LIVRO VISITA A GRÉCIA ANTIGA ENCICLOPÉDIA LAROUSSE CULTURAL ENCICLOPÉDIA DO ESTUDANTE ENCICLOPÉDIA DELTA JÚNIOR.